Você sabia que uma geladeira mal arrumada pode levar a contaminação alimentar e consequentemente mais de 250 doenças diferentes? Aprenda a organizar sua geladeira e proteja sua família!

Além de toda a contaminação alimentar e das doenças, uma geladeira bem organizada e com os alimentos armazenados no lugar certo podem te trazer uma economia gigante, já que com isso você passa menos tempo com a geladeira aberta (o que te faz economizar na energia elétrica), e evita o desperdício de comida.

Para te ajudar a manter a saúde em dia, veja nosso passo a passo de como organizar sua geladeira!

Como organizar a geladeira

Primeiro passo: Limpeza.

Antes de começar é melhor garantir que tudo o que está lá dentro está no prazo de validade, que não há nada estragado e limpar toda a geladeira.

Comece retirando tudo. Jogue fora tudo o que está com o prazo de validade vencido. Lembre-se de olhar também se os produtos que já estão em uso ou abertos ainda podem ser utilizados.

Os produtos como molho de tomate, maionese, etc, costumam vir com indicação no rótulo do tempo que podem permanecer abertos na geladeira. Siga esse prazo para evitar contaminação alimentar!

Caso você tenha o costume de guardar sobras de alimentos (como por exemplo o que sobrou do almoço), a recomendação é que esses alimentos sejam acondicionados em potes de vidro transparente. Assim você consegue identificar rapidamente o que tem no pote e isso evita o desperdício.

Depois de tudo retirado da geladeira, está na hora da limpeza.

Você pode fazer a limpeza com produtos tradicionais como por exemplo desengordurante ou até mesmo detergente.

Se você achar que a sua geladeira está com algum cheiro forte, você pode passar um pano com bicarbonato de sódio e vinagre. Normalmente essa misturinha é o suficiente para fazer com que qualquer cheiro ruim desapareça.

Após a limpeza completa, está na hora de começar a colocar os alimentos dentro da geladeira novamente.

Passo 2: organizando a geladeira – cada coisa em seu lugar.

Quando você for acondicionar os itens na geladeira, lembre-se de que quanto mais próximo ao congelador, mais gelada é a área. Portanto, itens que precisam de uma maior refrigeração devem ficar ali.

Se a sua geladeira possui aquela gaveta que fica logo abaixo do congelador, saiba que é ali que devem ficar seus frios, embutidos, temperos como salsinha e cebolinha e carnes que ainda não foram preparadas mas serão usadas em breve.

A primeira prateleira: aqui é o lugar do leite e derivados (requeijão, manteiga, etc), queijos, iogurtes e até mesmo das comidas que sobraram das refeições e até mesmo os ovos. Isso mesmo, nada de guardar os ovos na porta da geladeira!

Quanto as sobras de comida, o indicado é que elas sejam armazenadas em potes bem fechados, preferencialmente de vidro. Nada de querer guardar as comidas nas panelas, isso também pode causar contaminação!

Aqui é importante ressaltar que você não deve guardar na geladeira iogurtes abertos com a colher que foi utilizada para comer dentro dele. Isso vale para qualquer alimento que já está em consumo: nunca guarde com o talher que já foi para sua boca, já que isso pode transformar sua geladeira em uma festa de bactérias.

Prateleiras intermediárias: guarde tudo o que pode ser consumido imediatamente, com por exemplo doces, sopas, caldos, tortas e salgados. Lembre-se de armazenar esses itens em potes que facilitem a visualização, evitando que alguns itens fiquem esquecidos dentro da geladeira para sempre.

Caso você tenha aberto algum enlatado como ervilha, milho ou sardinhas e não consumiu tudo, você pode armazena-los nessas prateleiras intermediarias, porém é importante RETIRÁ-LOS da lata. Coloque em potes plásticos ou de vidro, mantenha a água/óleo original sempre que possível e consuma-os o mais rápido possível.

Prateleira inferior (ou tampo da gaveta de verduras): Uma das melhores utilidades dessa prateleira é colocar lá itens que você pretende descongelar. É a parte da geladeira que é menos frio e por isso é o local mais indicado para descongelar lentamente seus alimentos.

Quanto as frutas: leve a geladeira somente as frutas que já estão cortadas ou descascadas, as outras podem ficar em temperatura ambiente. No caso de frutas já descascadas ou cortadas, você deve armazena-las na prateleira mais baixa.

Gaveta: como você já deve desconfiar, ali é o lugar das verduras e legumes. Armazene todos em sacos plásticos amarrados frouxamente. Prefira sacos plásticos transparentes pois assim você consegue ver tudo o que tem dentro da sua geladeira e o que está prestes a estragar.

Porta da geladeira: Aqui vai: maionese, ketchup, mostarda e azeitonas. Bebidas também podem ser armazenadas aqui, porém nessa área as coisas raramente ficam muito geladas, portanto caso você queira seu refrigerante ou seu vinho bem gelados, a primeira prateleira é o local mais indicado.

Uma dica importante é armazenar o vinagre na porta da geladeira também. Muita gente não sabe mas o vinagre deve ser mantido em geladeira após aberto, já que ele também pode sofrer contaminação.

Quanto tempo guardar cada alimento?

Agora que você já limpou e organizou sua geladeira da maneira correta, está na hora de ficar de olho no tempo que os alimentos podem ficar armazenados dentro da geladeira!

Lembre-se que esses prazos só funcionam se os alimentos estiverem armazenados nas áreas corretas!

Peixe: 1 dia

Frango: 2 dias

Carne: 1 a 2 dias

Salsichas e bacon: 7 dias após aberto ou segundo o prazo de validade quando fechados.

Sopas e carnes cozidas: 3 a 4 dias

Maionese industrializada: 2 meses depois de aberta

Frios: 3 dias

Ovos: 15 a 30 dias

Sobras: 1 a 2 dias

Leite: 2 dias

Doces: 3 dias

Legumes e frutas: 3 a 7 dias

Verduras e temperos: 2 a 3 dias

Molhos: 20 a 30 dias

 

Vale a pena lembrar que esses prazos e a organização da geladeira só funcionam se sua geladeira estiver funcionando adequadamente, com nenhum vazamento pelas borrachas da porta ou nenhum outro defeito técnico. Caso você não tenha certeza se a sua geladeira está funcionando adequadamente, entre em contato com a nossa assistência técnica e nós enviaremos um técnico.

Não há nada mais importante do que a sua saúde e a saúde da sua família. Mantenha sua geladeira sempre organizada, limpa e funcionando adequadamente para garantir que as contaminações alimentares passem longe da sua casa.